História da Cia Teatral TPK

Os integrantes da Cia TPK –PRODUÇÕES ARTÍSTICAS completaram oito anos de parceria produzindo espetáculos, eventos e propostas educativas, voltados para o público infanto-juvenil. O grupo teve início em 2005, quando começou a realizar pequenas cenas circenses-teatrais, em que a figura do palhaço era o mote principal das criações.

Inicialmente, os integrantes desenvolveram pesquisas sobre esquetes clássicas de palhaços de circo e, a partir delas, começaram a estruturar seu primeiro espetáculo, “Circo Tokpotok” (2005), que já foi mostrado no FERA 2006 em Maingá-PR, tendo circulado por cinco estados brasileiros (SP, PR, MG, SC e RS), patrocinado pelo MINC, sendo apresentado em diversas escolas, praças, bibliotecas, entre outros espaços alternativos, atingindo até agora uma média de 28.000 pessoas.

“Circo Tokpotok” também foi apresentado em Portugal, participando da programação de dezembro de 2010 do Theatro Circo de Braga. Além deste espetáculo, a Cia TPK – Produções Artísticas produziu outros, entre eles: “Era uma Casa muito Engraçada” (2007), baseado na vida e na obra de Vinicius de Moraes, mostrado no FRINGE 2009 em Curitiba-PR e No FETACAM em Campo Mourão-PR, “Um Sonho de Palhaço” (2006), mostrado no FILO 2007 em Londrina- PR, que também circulou por cinco estados brasileiros (SP, PR, MG, SC e RS), patrocinado pelo MINC, “O Menino do Cantagalo” (2008), que apresenta a vida de Euclídes da Cunha, mostrado na feira do Livro de Diversos SESCS do Paraná, “A Menina que Sabia Sonhar” (2009), produzida para o SESC Londrina, que trata dos direitos da criança e do adolescente, “As Cores Caipiras da Menina Tarsila” (2005), baseado na vida e obra de Tarsila do Amaral,” As aventuras de Romião e Julieta”, que trata do meio ambiente, entre outras recentes criações: “Pindorama”,” O duelo de Pipinela e Tatá”,” Pi e Poca”e “ Príncipes, princesas e dragões”.

A companhia já realizou parcerias com instituições públicas e privadas, enfatizando sua atuação social, proporcionando, além de apresentações teatrais, ações educativas, oferecendo diversos cursos de iniciação nas artes do palco e do palhaço. Entre as instituições, estão: SESCS PARANÁ de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antonio Da Platina, Cascavel e Toledo, Oficinas Culturais do estado de São Paulo e prefeituras de diversas cidades dos estados de São Paulo e Paraná.

Desde 2010, a Cia. TPK – Produções Artísticas produz o evento “Domingo é dia de Teatro”, realizado pelo Shopping Iguatemi São Carlos, evento que proporciona diversas apresentações teatrais para o público infanto-juvenil e que por ser um grande sucesso cresce a cada ano que passa! Produzimos, também, eventos personalizados, criados a partir de temas propostos pelo contratante.

Em 2011, o grupo abandonou seu antigo nome (Cia Tokpotok- Teatro e Animação Infantil), passando a se chamar Cia TPK-PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, dando, no entanto, continuidade ao espírito que sempre moveu seus integrantes: produzir com qualidade para o público infanto-juvenil!